CONCURSOSCURSOS

Com banca já divulgada, saiba que o concurso da PMCE está mais próximo do que nós imaginamos.

Confira as últimas notícias.

Concurso PMCE: últimas notícias/ banca divulgada

O concurso da PMCE já foi autorizado e agora a banca já está definida, isso quer dizer que o edital deve ser liberado em breve. Agora é o momento certo de começar a estudar e para te ajudar vamos contar tudo sobre esse concurso tão esperado.

 

Ser aprovado em um concurso público faz parte dos planos da maioria dos brasileiros. O motivo é a estabilidade profissional e financeira que apenas sendo um servidor público nós temos.

 

A procura por provas da polícia militar também tem uma grande procura pelos amantes da profissão. Assim o concurso PMCE pode ser considerado um dos mais aguardados, principalmente essa edição que será para o cargo de soldado.

 

A Fundação Getúlio Vargas foi escolhida como a banca responsável pelo concurso PMCE, isso quer dizer que o edital, provas e etapas do concurso ficarão a cargo dessa instituição. Esse é o primeiro passo a ser definido antes de uma seleção ser iniciada, assim o esperado é que o edital muito em breve seja liberado.

 

Então, vem saber como participar desse concurso e como se preparar para as provas.

Vagas e remuneração concurso PMCE

Como o edital do concurso PMCE ainda não foi lançado, não há como confirmar a quantidade de vagas que serão abertas. Mas o que já foi divulgado é que devem ser 2000 vagas para soldado divididas da seguinte forma:

  • Homens: 1360 vagas para ampla concorrência e 340 vagas para o sistema de cotas;
  • Mulheres: 240 vagas para ampla concorrência e 60 vagas para o sistema de cotas.

 

Quanto a remuneração o esperado é que o salário inicial seja de R$ 3.134,58 acrescido de alguns benefícios. Como por exemplo, auxílio alimentação com valor mensal de R$ 259,57, adicional por atividade de execução de serviço militar estadual, gratificação Qualificação Policial, gratificação de defesa social e cidadania e indenização de reforço no serviço militar operacional.

 

No ano de 2020 foi autorizado um aumento salarial para os policiais da PMCE, por isso é esperado que o salário tenha um reajuste. Esse valor anunciado é com base nos dados já informados, mas o valor pode sim ser maior.

Requisitos para participar do concurso PMCE

Todos os concursos militares, inclusive o da polícia militar, têm mais requisitos que os encontrados em outros concursos. Existe diferença até mesmo para os cargos femininos e masculinos, por isso é preciso ficar atento a todos os detalhes.

 

  • Idade: Ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 anos na data da posse;
  • Altura: Homens precisam ter altura de pelo menos 1,62 m e mulheres precisam ter altura de pelo menos 1,57m.
  • Escolaridade: Para o cargo de soldado é necessário ter concluído o ensino médio na data da convocação. Assim, alunos do último ano podem participar do concurso PMCE, desde que os estudos sejam completados antes da posse.
  • CNH: É preciso ter carteira nacional de habilitação de categoria A ou B, isso é essencial para ser aprovado no concurso.
  • Conduta: A conduta social dos participantes do concurso PMCE precisa ser exemplar, não sendo aceito pessoas com ficha criminal ou processo julgado culpado.

 

Etapas do concurso PMCE

O concurso PMCE é composto por diversas etapas, todas classificatórias e eliminatórias. Assim é preciso garantir um bom desempenho em todas as etapas para ser aprovado na seleção final.

 

A primeira etapa é a prova escrita composta por 40 questões de conhecimentos gerais e 60 questões de conhecimentos específicos. Para ser classificado para a próxima etapa o candidato precisa  atingir pelo menos 25% da pontuação máxima na parte de conhecimentos gerais.

 

Também é preciso atingir pelo menos 40% da pontuação máxima na parte de conhecimentos específicos.  Os aprovados nessa fase são convocados para a inspeção de saúde que abrange exames médicos, exame biométrico, exames odontológicos e exame toxicológico.

 

A partir do resultado dos exames, os classificados dentro da quantidade de vagas estipulada, são convocados para o curso de formação profissional. Nessa etapa ainda são realizados testes das condições psicológicas de cada candidato, a aptidão física e investigação social.

 

Somente os aprovados neste curso de formação profissional são nomeados para exercer o cargo de soldado da PMCE. O curso de formação profissional também é parte do processo seletivo do concurso da PMCE.

Considerações finais

Querendo ou não, o concurso PMCE é hoje um dos mais aguardados por aqueles que sonham em ser agentes de segurança pública do estado do Ceará.

 

E acredite, a prova está mais perto do que nunca.

 

Então, prossiga com os seus estudos, e rumo ao podium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo