IFB oferece mais de 180 vagas gratuitas nos cinco campus do DF

Inscrições já estão abertas. Há oportunidades em espanhol básico, Libras, educação profissional e técnico de segurança do trabalho

O Instituto Federal de Brasília (IFB) começa o ano com mais de 180 vagas em cursos rápidos, licenciatura e curso técnico. E o melhor: todos são gratuitos.

As oportunidades são nos cinco campus do Distrito Federal: Gama, Planaltina, Brasília, Samambaia e Ceilândia. As inscrições serão feitas durante o mês de janeiro de 2020.

Confira os locais e os cursos oferecidos:

Campus Gama: 20 vagas no curso de espanhol básico aplicado (nível básico). As aulas serão ofertadas às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, no próprio campus Gama (Lote 01, DF 480, Setor de Múltiplas Atividades). As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Os interessados devem procurar a unidade nos dias úteis, até 10 de janeiro, das 9h às 12h ou das 13h às 17h, com a documentação completa (veja a relação no fim da matéria). As aulas começam no dia 14 de janeiro de 2020. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e ensino médio completo.

Campus Planaltina: 40 vagas no curso de língua brasileira de sinais (Libras). As aulas serão ofertadas às quartas-feiras, das 8h às 11h20, em Sobradinho, na Quadra 12, Área Especial nº 4, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Os interessados devem se inscrever entre os dias 16 de dezembro e 21 de janeiro, pelo link.

Para participar, o candidato deve ter apenas o ensino fundamental completo. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico. O resultado será publicado no dia 11 de fevereiro, e as matrículas dos selecionados serão realizadas de 13 a 19 de fevereiro. As aulas começam no dia 20 de fevereiro, com duração prevista de três semestres.

Campus Brasília: 55 vagas nos cursos de Libras e espanhol básico (níveis básico). Os interessados devem inscrever-se de 30 de dezembro a 20 de janeiro pelo link. Para concorrer ao curso de espanhol é necessário ter o ensino médio completo. Já para Libras, basta ter concluído o ensino fundamental.

A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico, e o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. As matrículas dos convocados serão realizadas entre os dias 29 e 31 do mesmo mês, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de fevereiro de 2020.

As aulas de Libras vão acontecer às quintas-feiras, das 14h às 17h. As de Espanhol, às terças-feiras, no mesmo horário. O Campus Brasília fica localizado na Quadra 610, Módulos D, E, F, G, na Asa Norte.

Campus Samambaia: 30 vagas no curso de licenciatura em educação profissional (Edital nº 14/CSAM/IFB). Para concorrer, é necessário que o candidato tenha concluído um curso de graduação em bacharelado ou tecnologia. Os interessados devem inscrever-se de 26 de dezembro a 10 de janeiro, presencialmente, no protocolo do Campus Samambaia, das 9h às 12h ou das 14h às 19h.

As aulas têm previsão de início no dia 7 de fevereiro e acontecerão de segunda a sexta-feira no período noturno. O Campus Samambaia fica localizado no Subcentro Leste, Complexo Boca da Mata, Lote 2.

Campus Ceilândia: as inscrições para o processo seletivo para o curso técnico em segurança do trabalho integrado ao ensino médio serão até 7 de janeiro. Conforme o edital, os interessados devem ter concluído o ensino fundamental e ter menos de 18 anos no ato da matrícula.

Estão sendo ofertadas 40 vagas para o curso, que terá aulas no período vespertino. As inscrições devem ser feitas on-line, e a seleção será por meio de sorteio eletrônico, previsto para 15 de janeiro.

Documentos

Para a matrícula, todos os candidatos deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
– Documento de identificação válido e com foto (carteira de identidade, carteiras de registro profissional, carteira de trabalho ou passaporte)
– Comprovante de escolaridade de acordo com o requisito do curso ou de grau superior
– Duas fotos 3×4 idênticas e recentes
– CPF (se não estiver na carteira de identidade)
– Comprovante de residência ou declaração de próprio punho

Os menores de idade deverão ser inscritos pelo responsável legal, que precisa apresentar documento de identificação válido com foto e CPF. A matrícula poderá ser realizada por terceiros, mediante apresentação de procuração específica assinada pelo candidato, sem necessidade de reconhecimento de firma, acompanhada do documento de identidade do procurador (original e cópia), bem como dos documentos do candidato, especificados neste edital.

você pode gostar também

Deixe uma resposta