Escolas técnicas oferecem mais de 4 mil vagas em cursos

Inscrições estão abertas a partir dessa terça-feira (11/06/2019) e vão até o dia 18 de junho. Aulas terão início em 30 de julho

azer um curso técnico pode ser um caminho para garantir uma qualificação que ajuda a entrar no mercado de trabalho mais rapidamente. Quem quer aproveitar as chances deve ficar de olho: a partir dessa terça-feira (11/06/2019) e até o dia 18 de junho, estarão abertas inscrições para essa modalidade de ensino. São 1.426 vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e 2.575 para cursos técnicos.

As oportunidades estão sendo oferecidas no Centro Educacional 02 do Cruzeiro, na Escola de Música de Brasília, na Escola Técnica de Brasília, na Escola Técnica de Ceilândia e na Escola Técnica de Planaltina. Os interessados devem se inscrever pelo site www.se.df.gov.br. As aulas têm início em 30 de julho deste ano. As inscrições, bem como o material exigido pelos cursos, são gratuitas.

“Os cursos técnicos são diferenciais no currículo”, explica a diretora de educação profissional da Secretaria de Educação do GDF (SEE/DF), Joelma Bomfim da Cruz Campos. “É uma forma de tornar a busca pelo primeiro emprego mais prática e eficiente, por meio da qual o estudante pode ingressar em alguma profissão mais voltada para o seu universo de interesse”.

Na Escola Técnica de Ceilândia, o curso mais procurado é o de barbeiro. O diretor da instituição, Joubert Almeida Correia, conta que há bons exemplos de ex-alunos que hoje atuam em órgãos públicos ou como microempresários. “Os cursos profissionalizantes têm muitas demandas, porque falta mão de obra especializada no mercado de trabalho”, pontua. “Percebemos que muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação.”

Dedicação

Wglanne de Almeida Moraes, de 27 anos, sempre teve do marido, que é engenheiro elétrico, todo o incentivo para voltar a estudar. Escolheu um curso técnico. “Estou aprendendo muito sobre coisas que nem sabia que existiam, como a gestão financeira de uma empresa”, descreve. “Pretendo fazer o estágio, mostrar conhecimento e dedicação e conseguir um emprego.”

Já o motorista William Veras de Souza, de 41 anos, resolveu mudar de atividade e matriculou-se no curso técnico de informática. “Minha profissão é desgastante”, revela. “Percebi que precisava ter mais conhecimentos para mudar de área. E, como tudo hoje depende de tecnologia, escolhi o curso de informática. Para mim, foi uma surpresa. Não sabia que um curso técnico me possibilitaria tantas informações, principalmente sobre programação.”

Confira, abaixo, os cursos técnicos disponíveis para o segundo semestre.

Escola técnica de Ceilândia

Quem pode se inscrever

Candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio ou equivalente, para os cursos técnicos em administração e em informática; ou que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, para o curso técnico em logística. Ao inscrever-se para os cursos presenciais, o candidato deverá optar por apenas um curso e um turno.

Poderão inscrever-se nos cursos a distância os candidatos que tenham 18 anos completos ou a completar até 31 de julho de 2019; tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente; não estejam cursando o ensino médio ou terceiro segmento da EJA. Ao inscrever-se nos cursos a distância, o candidato deverá optar por apenas um curso.

Forma de acesso

Sorteio e realização da matrícula na unidade escolar. O sorteio será realizado eletronicamente, no dia 19 de junho de 2019, sendo o resultado publicado no mesmo dia, a partir das 18h, no site da Secretaria de Educação do Distrito Federal e, no dia seguinte, nos murais do Centro de Educação Profissional-Escola Técnica de Ceilândia.

Cursos Técnicos

Técnico em administração
Organizado em três módulos semestrais, com carga horária de 9 mil horas.
Vagas de ampla concorrência: 84 para cada turno (matutino, vespertino e noturno).
Vagas para pessoas com deficiência: 21 para cada turno (matutino, vespertino e noturno).

Técnico em informática
Organizado em três módulos semestrais, totalizando mil horas.
Vagas de ampla concorrência: 84 para cada turno (matutino, vespertino e noturno).
Vagas para pessoas com deficiência: 21 para cada turno (matutino, vespertino e noturno).

Técnico em logística
Dois módulos semestrais, totalizando 800 horas.
Vagas de ampla concorrência: 56 para cada turno (matutino e noturno).
Vagas para pessoas com deficiência: 14 para cada turno (matutino e noturno).

Técnico de nível médio
Proeja: Técnico em administração, integrado ao terceiro segmento da EJA, modalidade a distância.
Quatro módulos semestrais, totalizando 2.400 horas.
Vagas de ampla concorrência: 80.
Vagas para pessoas com deficiência: 20.

Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada)

Forma de acesso
Ordem de chegada à Secretaria Escolar do Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia. As matrículas serão feitas a secretaria do Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia (QNN 14 – Área Especial – Ceilândia – DF), de 10 a 12 de junho de 2019, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

No ato da efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

Comprovante de escolaridade (original e cópia). Se for declaração de escolaridade somente a original, atualizada nos últimos 30 dias pela instituição de ensino;

Original e cópia simples da Carteira de Identidade ou outros documentos descritos na Lei Federal nº 12.037/2009 (Carteira de Trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento com foto que permita identificação do candidato);

Original e cópia do CPF e uma foto 3×4 colorida e recente (não serão aceitas fotos reproduzidas com o uso de scanner, digitalizadas, fotocópias coloridas ou foto anteriormente utilizadas);

Original e cópia simples do comprovante de residência atualizado ou declaração de residência de próprio punho do candidato, nos termos da Lei Distrital nº 4.225/2008;

Tipagem sanguínea e fator RH, conforme Lei Distrital nº 4.379/2009;

Os candidatos deverão observar os pré-requisitos como escolaridade e idade mínima exigida para cada curso.

Cursos de formação inicial e continuada na modalidade presencial:

Assistente administrativo, Assistente de recursos humanos, Barbeiro, Cabeleireiro, Costureiro industrial do vestuário, Manicure e pedicure, Marceneiro, Montador de equipamentos eletroeletrônicos (robótica), Operador de computador, Programador WEB, Programador de sistemas iniciante (lógica), Montador e reparador de computadores (suporte técnico) e Eletricista instalador predial de baixa tensão.

CEP – Escola Técnica de Brasília

Requisitos

Para o curso técnico em eletrônica na modalidade presencial, é necessário ter concluído o ensino médio ou o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou estar cursando a segunda ou terceira série do ensino médio ou equivalente.

Para o curso técnico em eletrotécnica na modalidade presencial: ter concluído o ensino médio ou o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou estar cursando a segunda ou terceira série do ensino médio ou equivalente.

Para o curso técnico em informática na modalidade presencial: ter concluído o ensino médio ou o terceiro segmento da educação de Jovens e Adultos (EJA) ou estar cursando a segunda ou terceira série do ensino médio ou equivalente.

Para o curso técnico em telecomunicações na modalidade presencial: ter concluído o ensino médio ou o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou estar cursando a segunda ou terceira série do ensino médio ou equivalente.

Forma de acesso
Sorteio e realização da matrícula na unidade escolar. O sorteio será realizado eletronicamente no dia 19/6/2019, sendo o resultado publicado no mesmo dia, a partir das 18h, no site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; e, no dia seguinte, nos murais do Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília.

Técnico em eletrônica
Carga horária: 1.260 horas.
Vagas de ampla concorrência: 56 para cada turno (matutino, vespertino e noturno).
Vagas para pessoas com deficiência: 14 para cada turno (matutino, vespertino e noturno).

Técnico em eletrotécnica
Carga horária: 1.640 horas.
Vagas de ampla concorrência: 56 para cada turno (matutino e vespertino) e 80 (noturno).
Vagas para pessoas com deficiência: 14 (matutino e vespertino) e 20 (noturno).

Técnico em informática
Carga horária: 1.792 horas.
Vagas ampla concorrência: 80 para cada turno (matutino, vespertino e noturno). Vagas para pessoas com deficiência: 20 para cada turno (matutino, vespertino e noturno).

Técnico em telecomunicações
Carga horária: 1.560 horas
Vagas ampla concorrência: 56 para cada turno (matutino e noturno) Vagas para pessoas com deficiência: 14 para cada turno (matutino e noturno)

Escola de Música de Brasília

Requisitos
Para os cursos noturnos, a idade mínima de ingresso é de 16 anos, comprovados no ato da matrícula.

Formas de acesso

Testes práticos e/ou entrevista com a banca examinadora local, conforme a especificidade de cada curso ou teste teórico.

Cursos técnicos

Técnico em regência – eixo tecnológico: Produção cultural e design, na modalidade Educação Profissional Técnica de Nível Médio – presencial; Técnico em processos fonográficos; Técnico em documentação musical; Técnico em canto com os itinerários formativos: Canto erudito e o canto popular; e Técnico em instrumento musical com os itinerários formativos: acordeom, bandolim, bateria, clarineta, contrabaixo, contrabaixo elétrico, fagote, flauta doce, flauta transversal, flauta transversa barroco, guitarra, harpa, oboé, percussão, percussão sinfônica, piano erudito, piano popular, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola caipira, viola, violão erudito, violão popular, violino, violoncelo, todos no eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, na modalidade de educação presencial.

Número de vagas: disponível no edital.

Cursos de Formação Inicial e Continuada, em regime modular/semestral, presencial

Acordeom, Alaúde, Arranjo 1, Arranjo 2, Arranjo 3, Arranjo linear, Bandolim, Bateria, Bombardino, Canto erudito, Canto popular, Cavaquinho, Clarineta, Contrabaixo acústico erudito, Contrabaixo acústico popular, Contrabaixo elétrico, Coro feminino cantares, Cravo, Fagote, Flauta doce, Elementos técnicos de palco – práticas e projetos, Iluminação de palco, Flauta transversal, Flauta transversal barroca, Guitarra, Harpa, Harpa – aperfeiçoamento, Oboé, Percussão erudita, Percussão popular, Piano erudito, Piano popular, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Viola caipira, Viola clássica, Viola da gamba, Violão erudito, Violão popular, Violino e Violoncelo.

Número de vagas: Disponível no edital.

Durante o semestre letivo, todos os estudantes do CEP-EMB têm três modelos de aulas: aulas de instrumentos musicais individuais ou coletivas (segundo planos de cursos aprovados); aulas teóricas coletivas e aulas coletivas de práticas de conjunto, pequenos grupos e grandes grupos.

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Inscrições: www.educacao.df.gov.br

Requisitos
Estudantes com idade a partir de 18 anos, com declaração de conclusão ou em processo de conclusão do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos – EJA, válida por 30 dias, a partir da data de sua expedição.

Forma de acesso
Sorteio e realização da matrícula na unidade escolar. O sorteio ocorrerá eletronicamente no dia 19/6/2019, sendo o resultado divulgado no mesmo dia, a partir das 18h, no site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e, no dia seguinte, nos murais do Centro Educacional 02 do Cruzeiro.

Técnico em serviços públicos integrado à Educação de Jovens e Adultos
Cinco módulos, com carga horária de 2.400 horas.
Vagas de ampla concorrência: 56 (turno noturno)
Vagas para pessoas com deficiência: 14 (turno noturno)

CEP – Escola de Técnica de Planaltina

Inscrições: www.educacao.df.gov.br

Requisitos

Candidatos que concluíram o ensino médio ou o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições educacionais devidamente regularizadas junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Candidatos que estejam cursando a segunda ou terceira série do ensino médio ou equivalente em instituições educacionais devidamente regularizadas junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como de outros estados, e tenham idade mínima de 17 anos completados até 31 de agosto de 2019.

Forma de acesso
Sorteio e realização da matrícula na unidade escolar. O sorteio ocorrerá eletronicamente no dia 19/6/2019, sendo o resultado divulgado no mesmo dia, a partir das 18h, no site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (www.educacao.df.gov.br) e, no dia seguinte, nos murais do Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina.

Cursos à distância

Técnico em secretaria escolar
Três semestres, com carga horária de 1.350 horas.
Vagas de ampla concorrência: 160
Vagas para pessoas com deficiência: 40

Técnico em registros e informações em saúde
Três semestres, com carga horária de 1.350 horas.
Vagas de ampla concorrência: 160
Vagas para pessoas com deficiência: 40

Escola de Técnica de Planaltina (ETP)

Inscrições: www.educacao.df.gov.br

Requisitos

Candidatos que concluíram o ensino médio ou o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições educacionais devidamente regularizadas junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Candidatos que estejam cursando a segunda ou terceira série do ensino médio ou equivalente, em instituições educacionais devidamente regularizadas junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como de outros estados, e tenham idade mínima de 18 anos, completados até 31 de agosto de 2019.

Forma de acesso
Sorteio e realização da matrícula na unidade escolar. O sorteio ocorrerá eletronicamente no dia 19/6/2019, sendo o resultado divulgado no mesmo dia, a partir das 18h, nos sites da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (www.educacao.df.gov.br) e da ETP (http://etp.se.df.gov.br) e, no dia seguinte nos murais do Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina.

Técnico em enfermagem
Em parceria firmada entre o Hospital das Forças Armadas e a Secretaria de Educação do DF, o curso será organizado em três módulos, com carga horária de 1.700 horas.
Vagas de ampla concorrência: 28
Vagas para pessoas com deficiência: 7
Vagas ofertadas para militares e servidores civis do Hospital das Forças Armadas: 28 (vagas de ampla concorrência) e 7 (para pessoas com deficiência)

No período de 11/06/2019 a 18/06/2019, as inscrições dos militares e servidores civis do Hospital das Forças Armadas (4.6.2) serão feitas exclusivamente pelo site http://etp.se.df.gov.br

você pode gostar também

Deixe uma resposta