JOVEM APRENDIZ

Aprendiz SENAI

Considerado uma das principais instituições de educação profissional no Brasil, pode-se dizer que o SENAI é responsável pela formação de milhares de jovens. Com cursos que estimulam não só a capacidade intelectual dos alunos como também a prática de suas habilidades, o SENAI se tornou uma das instituições responsáveis pela qualificação de jovens que fazem parte dos Programas de Jovem Aprendiz desenvolvidos por empresas de médio e também grande porte.

O programa Jovem Aprendiz é considerado um programa que possibilita a aprendizagem e o emprego para jovens. Ele foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o objetivo de promover maiores oportunidades a adolescentes e jovens que tenham entre 14 a 24 anos. O Jovem Aprendiz exige das empresas classificadas como médio e grande porte a reserva de 5 a 15% das suas vagas para os aprendizes e ainda matriculá-los em cursos de formação profissional, como os que a instituição SENAI possui.

Esses cursos de formação profissional do SENAI são oferecidos como base a uma parceria feita pela empresa com a instituição. O curso é desenvolvido com o objetivo de qualificar todos os jovens aprendizes para trabalhar com qualidade, e é conhecido em indústrias de áreas diferentes. Cada curso oferece uma grade curricular com atividades teóricas e práticas que têm como objetivo aproximar os jovens para o ambiente corporativo, criando novas experiências.

O perfil do Jovem Aprendiz do Senai

O perfil do Jovem Aprendiz da instituição SENAI pode variar de acordo com a empresa em que ele busca desempenhar o seu trabalho. Há empresas que buscam por jovens que estejam desejam uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e que possuam características interessantes para o ambiente corporativo, como ser proativo, ter facilidade de aprendizado e ainda buscar novas formas de se sobressair na empresa para ajudá-la em seu crescimento.

De maneira geral, a instituição do SENAI só passa a exigir do aluno que ele tenha entre 14 a 24 anos de idade e esteja devidamente matriculado no ensino regular, frequentando as aulas de maneira normal. Esse aluno precisa continuar a sua vida sem qualquer alteração que coloque o seu futuro em jogo, por isso é fundamental que a empresa que o contratou verifique com muita frequência como é seu desempenho na escola e também no curso de formação profissional no SENAI.

Um jovem que faz parte do programa de jovem aprendiz se destaca pela sua força de vontade em aprender e adquirir todos os conhecimentos necessários para a sua boa colocação no mercado de trabalho. Com isso, o jovem ideal para o SENAI é aquele que sabe do seu valor e se mantém dedicado a todas as aulas, sejam teóricas ou práticas. No SENAI, o jovem vai provar seu potencial e desenvolver técnicas que podem ajuda-lo em seu trabalho.

Os cursos de Jovem Aprendiz do Senai

Os cursos de jovem aprendiz ofertados pelo SENAI são distintos e todos têm como foco preparar e qualificar o aluno para novas experiências no âmbito profissional. Os cursos oferecidos pelo SENAI devem ser escolhidos pelas empresas com base na sua área de atuação, para que todos os seus jovens aprendizes tenham a possibilidade de estudar sobre seu trabalho para realiza-lo com qualidade. São milhares de cursos prontos para ajudar a sua empresa e o aprendiz.

Para os jovens que desejam realizar os cursos de aprendizagem no SENAI é preciso antes de qualquer coisa, se tornar um aprendiz em alguma empresa classificada como de médio e grande porte, sendo que a partir disso cabe à empresa entrar em contato com a instituição para que possa incluir o jovem em um curso de formação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo