JOVEM APRENDIZ

Programa De Educação Profissional (Aprendiz) – Rede SARAH

A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação está com inscrições abertas para o Programa de Educação Profissional.

As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 26 de abril a 4 de maio de 2018, via internet.
Publico alvo: Jovens matriculados e frequentando regularmente a escola, do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, na data da inscrição. Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 20 anos (na data de contratação). Desejável que os candidatos sejam oriundos da rede pública de ensino. Os interessados podem estar cursando ensino regular ou EJA.

Benefícios: Os jovens receberão, mensalmente, 1 (um) salário mínimo, vale-transporte (de acordo com legislação vigente), alimentação e uniforme.

O Programa de Educação Profissional foi implantado na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação em atendimento ao Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes.

Na Rede SARAH, o Programa atende a estudantes maiores de dezoito e menores de vinte e um anos, regularmente matriculados em instituições de ensino. É constituído de atividades de ensino teóricas e práticas integradas, que visam promover a qualificação de jovens na área de saúde, de produção tecnológica de equipamentos e de construção hospitalar. As atividades educativas são conduzidas por profissionais com ampla experiência teórica e prática na área de aprendizagem.

Os jovens que participam do Programa contam com estrutura física composta por espaços amplos, laboratórios, biblioteca e museu.

O Programa de Educação Profissional tem como objetivos:

  • Qualificar estudantes com uma visão humanista na área de saúde;
  • Desenvolver uma prática educativa que considere a condição do estudante como pessoa em desenvolvimento, possibilitando-lhe o conhecimento e o desenvolvimento de suas potencialidades.

Os participantes assinam contrato de aprendizagem com a Rede SARAH por um período de até  dois anos sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho. Ao longo da participação no Programa, recebem a remuneração mensal de um salário mínimo, vale-transporte (de acordo com legislação vigente), alimentação nos refeitórios da instituição e uniforme. A jornada de trabalho é de vinte horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias, em turno alternado com o da escola.

Atualmente, oferece formação profissional nas áreas de aprendizagem relacionadas a seguir, levando-se em conta a compatibilidade das áreas de aprendizagem com as especificidades de cada uma das unidades da Rede SARAH:

S2z 750×100 Artigos
Área de Aprendizagem Descrição das Atividades
Anatomia Atividades de aprendizagem relacionadas ao estudo da anatomia do corpo humano, bem como ao preparo e à conservação de peças anatômicas.
Aparelhos Gessados Atividades de aprendizagem relacionadas aos aparelhos gessados: técnicas de colocação e de retirada; principais indicações e cuidados; instrumentos e materiais utilizados.
Atendimento ao Público Hospitalar Atividades de aprendizagem relacionadas à recepção/atendimento ao público na Rede SARAH, pautadas na humanização e na atuação em equipe.
Biblioteca Hospitalar Atividades de aprendizagem relacionadas a rotina de bibliotecas e unidades de documentação na área hospitalar; atendimento ao usuário; controle, manuseio e conservação de equipamentos audiovisuais.
Desinfecção e Limpeza Hospitalar Atividades de aprendizagem relacionadas ao processo de desinfecção, limpeza e organização de áreas/setores que compõem a estrutura física dos hospitais da Rede SARAH.
Oficina Ortopédica / Bioengenharia Atividades de aprendizagem relacionadas à confecção de órteses, próteses e adaptações que favorecem a locomoção e a independência funcional de pacientes tratados na Rede SARAH.
Patologia Clínica Atividades de aprendizagem relacionadas a identificação de materiais biológicos, processamento das amostras, montagem de técnicas e preparação de reagentes para análise no laboratório de patologia clínica.
Tecnologia da Construção Industrializada (Salvador) Atividades de aprendizagem relacionadas a fabricação, montagem, transporte e expedição de estruturas metálicas, de madeira, pré-moldados em argamassa, referentes à tecnologia específica empregada na construção e manutenção predial, na área hospitalar.
Tecnologia da Informação Atividades de aprendizagem relacionadas a manutenção, operação e reparos de baixa complexidade em microcomputadores e redes locais na área hospitalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo