CURSOS

Senai Tem Matrículas Abertas; Indústria Busca 190 Mil Profissionais

Em meio a instabilidade político-econômica, a indústria está em busca de profissionais cada vez mais qualificados. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pelo Senai, o Distrito Federal terá que qualificar 190 mil trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação, entre 2017 e 2020.  As áreas que mais necessitam de mão de obra qualificada são Construção Civil, Metalmecânica, Tecnologia da Informação e Automobilística.

Nas unidades do Senai-DF, a população encontra o que há de mais moderno na Educação Profissional nessas áreas e em outros 18 segmentos da indústria. “O Senai é referência em educação profissional em todo o país e mantém-se alinhado com as necessidades da indústria, além de ter cursos atualizados com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia”, afirma o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

Hoje em dia, seis em cada dez profissionais formados pelo Senai conseguem postos de trabalho em, no máximo, um ano após a finalização do curso. Jônatas Ferreira Teles (18) é um exemplo de que optar por um estudo técnico pode transformar a vida dos jovens. Ele fez o curso Técnico em Eletrotécnica no Senai Taguatinga. E lá se encontrou, de fato: “Era exatamente isso que eu queria para meu futuro”, fala.

Ele explica que os conhecimentos adquiridos em sala de aula somados à parte prática do curso serão o diferencial em sua vida profissional. “No Senai, tive contato com diversos equipamentos modernos e tecnologia de ponta. Além disso, aprendi as formas mais eficientes de manuseá-los. Tive ricas experiências práticas nesta instituição”, analisa. Atualmente, ele faz faculdade em Engenharia Elétrica e vê grande diferença em seu desempenho no curso graças à prática do Senai.

Além da capacitação de qualidade, os alunos que se matriculam nos cursos técnicos do Senai-DF recebem uma licença do pacote Office 365 da Microsoft, para utilizar durante o tempo do curso. Desta forma, ao término, ele estará pronto para enfrentar o mercado de trabalho somando as capacitações práticas e teóricas da sala de aula à experiência em trabalhar com o Office 365.

Quem quiser aproveitar essa oportunidade de imediato, já pode realizar a inscrição para uma das 410 vagas que o Senai-DF oferece para os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Telecomunicações, Edificações, Administração, Eletromecânica e Cozinha. Os cursos são oferecidos nas unidades do Senai-DF em Taguatinga, Gama e Sobradinho, conforme especificação do edital, que pode ser acessado pelo link.

Os cursos técnicos têm carga horária entre 800 e 1.200 horas aula, aplicadas em aproximadamente 1 ano e 6 meses e são destinados a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio. Ao finalizar o curso, o estudante recebe um diploma de técnico na sua área de formação, estando apto a atuar na profissão escolhida. A formação é uma excelente solução para aqueles que buscam ingressar no mercado e, ainda, se destina a profissionais que procuram requalificação na área de atuação.

Processo seletivo

O processo seletivo para os cursos técnicos do Senai-DF é feito por meio de uma prova de redação em Língua Portuguesa. As inscrições para a seleção devem ser feitas presencialmente nas Centrais de Atendimento das Unidades do Senai-DF, das 8h30 às 21h, mediante apresentação da cópia do documento de identificação com foto.

Os cursos técnicos são destinados a estudantes matriculados no 2º ano ou egressos do Ensino Médio e que tenha, no mínimo, 16 anos. Os cursos ofertados têm carga horária que varia de 800 a 1.440 horas/aula e possui currículo estruturado a partir da necessidade do mercado. As turmas serão nos turnos matutino, vespertino ou noturno, dependendo do curso e unidade escolhidos.

As aulas desses cursos técnicos terão início no dia 7 de agosto.

Cursos a distância

Além do edital de cursos presenciais, o Senai-DF também lançou dois editais que trazem oportunidades para cursos técnicos e de qualificação na modalidade Educação a Distância (EaD). No total, são 710 vagas para diferentes cursos, com carga horária que varia de 160 a 1.200 horas/aula, sendo que 20% do curso é realizado no formato presencial, nas unidades de Taguatinga, Sobradinho ou Gama. As inscrições devem ser feitas pelo site http://ead.senaidf.org.br/ Depois de realizar a matrícula pela internet, é preciso que o aluno confirme a inscrição presencialmente na unidade onde indicou interesse pelo curso, portando os documentos exigidos no edital, entre eles, identidade e CPF, comprovantes de residência e de pagamento da primeira parcela do curso, declaração de escolaridade ou histórico escolar.

Senai Inclusivo

O Senai-DF também atende pessoas com deficiência (PcD), por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai). O objetivo desta iniciativa é contribuir com a inclusão de PcD, etnia e idosos nos cursos de educação profissional. O respeito à diversidade e a promoção da equidade de oportunidades entre todas as pessoas no processo de desenvolvimento laboral são norteadores do Psai. Desta forma, os alunos especiais são inseridos em turmas regulares, utilizando recursos de acessibilidade, equipamentos, softwares, além de recursos pedagógicos e ambientes físicos adequados.

Todas as informações sobre os cursos ofertados pelo Senai-DF podem ser obtidas no site www.sistemafibra.org.br/senai

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo